BOLO DE ALFARROBA
- Taís
- 26 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Sabe aquele bolinho de tomar com café aproveitando uma tarde tranquila? Ele lembra a textura de um brownie fudge, mas não pretende ser uma versão de algo que não é. Um bolinho incrível e que serve de base para você criar e ir além...

Ingredientes
2 xícaras de feijão azuki, cozido
¾ xicara da água do cozimento do feijão
1 colher de sopa de goma de mandioca*
1 colher de sopa de melado
1 colher de sopa de alfarroba em pó
¼ xícara de aquafaba*
¼ colher de chá de cremor de tártaro
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de suco de limão
¼ de xícara de amêndoas laminadas
Modo de fazer
Bata no liquidificador o feijão, água do cozimento do feijão, goma de mandioca, melado e a alfarroba até virar uma pasta (textura do tutu) e reserve. Na batedeira bater a aquafaba, cremor de tártaro, açúcar, vinagre, bicarbonato e o suco de limão até atingir picos firmes (textura clara em neve). Com uma espátula integre a pasta de feijão à aquafaba em neve e lentamente adicione as amêndoas. Disponha em uma forma de 15 cm de diâmetro e leve ao forno baixo (180-200C) por 30 a 35 minutos. Desenforme e aguarde esfriar para cortar.
Observações e comentários:
* a goma de mandioca é conhecida como tapioca em alguns estados.
*a aquafaba é água do cozimento do grão de bico, basta reduzir ¾ de seu volume. O ideal é deixar na geladeira de um dia para o outro antes de usar.
O bolo por dentro fica macio, aumentando a quantidade de tapioca à mistura de feijão é possível criar a textura. Procure dissolver a tapioca na água do feijão antes de adicionar ao liquidificador.
Comments